top of page
IMG_5496_edited.jpg

São Francisco de Paula
Serra do Rio Grande do Sul

A Cidade

São Chico é uma cidade da serra do Rio Grande do Sul. Ela fica nos Campos de Cima da Serra, exatamente entre Gramado, Canela e Cambará do Sul.

O pequeno centro da cidade engana no seu tamanho, porque possui uma enorme área rural. Por estar na serra, o verão e a primavera tem temperaturas amenas, mais baixas que a capital Porto Alegre, até mesmo com noites frias. O outono é a estação mais linda, pois os plátanos ficam com as folhas vermelhas, deixando a cidade toda com um charme especial. Mas é no inverno que a cidade vira destino, com todo seu frio, aconchego e até mesmo eventuais nevascas!

São Chico é um lugar do passado, pois nossos avós cresceram aqui e amavam a cidade, mas também acreditamos ser um lugar do futuro, pois não para de crescer. O lugar que escolhemos para ser nossa casa e que queremos que seja descoberto por muita gente.

O Que Fazer
 

NA CIDADE

 

PASSEIOS (verifique horários)

 

- Lago São Bernardo

- Livraria Miragem

- Mátria Parque de Flores (www.matriaparque.com.br)

- Parque das 8 Cachoeiras – trilhas

- Rota das Barragens - barragens do Salto, da Divisa e do Blang

 

AONDE COMER

 

- Restaurante Faullia – parrilla no Mátria Parque de Flores

- Restaurante Castelli – à la carte que oferece uma comida caseira

- Pasta Nostra – buffet meio dia em dias de semana e à la carte à noite de comida italiana

- Churrascaria Benetti – finais de semana no almoço

- Parador Hampel – dá para passar o dia, aos domingos fazem o @aferroefogo

- Tertúlia – um restaurante/bar raíz, tem de tudo, inclusive a bebida da casa, o famoso Cataflan

- Marcela’s Bistrô – com reservas

- London Pizzaria

- Taylor’s Pub – um lugar para curtir à noite

- Buenas Pub – o melhor hamburguer da cidade

- Dona Laura - o melhor xis do RS

- Café da Gabriela

- Big Pão

- Capitão Chaves Café

- Lírio Café – opções veganas e vegetarianas

 

FORA DA CIDADE

 

- Passo da Ilha e Passo do S – ainda é em São Chico, mas fica acima da Rota do Sol. Distância de 24km aqui da La Bruja, com bastante estrada de chão, é para os mais aventureiros. Dá para estacionar e ver as cascatas do Passo da Ilha ou dá para atravessar de carro pela água e seguir caminho até o Passo do S, podendo também atravessar o rio de carro até avistar a cachoeira. O lugar não tem estrutura para receber turistas, apenas a natureza para aproveitar.

- Cambará do Sul – Distância de 58km da La Bruja, dá pra chegar em menos de 1 hora. Se a ideia é fazer um passeio bate e volta, achamos esse o destino mais legal. Os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza são lindos e tem uma ótima estrutura para receber os turistas. Por lá também vale uma visita na Sabores da Querência, uma fazendinha que faz geléias orgânicas.

- Gramado e Canela – dispensam apresentações. O melhor caminho é descer da La Bruja até São Chico e de lá são apenas 36km de distância.

 

IMG_5510.jpg
bottom of page